O justo vive pela fé

Publicado em 13/03/2013

Mensagem especial por ocasião do falecimento do Pr. Newton Reyde, da IMUCE (IMUB do Bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, SP)

Amados irmãos e familiares do Pr. Newton,

Meu coração está profundamente triste e abalado, e me identifico profundamente com vocês neste momento tão doloroso.

Sei que as palavras não podem dizer nada nesta hora e, por isso, lamento ainda mais por não ter conseguido um modo de ir até aí e estar em silêncio e chorar com vocês.

Quando recebi a notícia hoje pela manhã eu estava terminando de ler uma antiga mensagem de Spurgeon com o tema “O Justo Viverá Pela Fé”.

E o que posso dizer é que, ainda que possamos estar abalados porque, por um momento, parece que Deus nos abandonou ao acaso e às mãos dos ímpios, deixando-nos sem proteção num mundo hostil e maligno, esta não é a verdade. Este quadro que podemos ver não é o final.

E embora o nosso coração, em momentos tão traumáticos como este, insista em perguntar o “porquê”, não é sábio fazê-lo, porque, estando mergulhados na angústia e na dor, e desnorteados diante de um quadro tão brutal, somos incapazes de enxergar além e entender qualquer propósito nisto.

Tentar entender porquê nos deixará confusos. Precisamos apenas confiar que há um “porque”. E este “porquê” está escondido no coração daquele por quem o Newton viveu e por quem nós vivemos, Jesus. Isto sim, nos confortará e nos ajudará a compreender tudo mais no seu devido tempo.

Abel também foi justo e também morreu brutalmente nas mãos de um ímpio. Mas Deus o acolheu em sua morte, como o acolhera em sua vida. Por isso não fiquemos perguntando “como pode acontecer isto a um justo?”, pois a morte injusta de um justo sempre será um testemunho de Deus contra este mundo mau (Hebreus 11.4)

Sim, a palavra de Deus para mim hoje foi esta: que o “justo viverá pela fé”. E estou certo de que, se não houvesse sentido para a vida, nenhum tipo de morte faria sentido. Mas uma vida vivida pela fé é o que pode dar sentido à vida e à morte.

O Newton viveu pela fé. E por esta mesma fé vive eternamente.

“Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8)

Portanto, vivamos preparados para a vida e para a morte a qualquer momento, sempre crendo que a nossa verdadeira vida é muito mais do que se pode viver aqui. E não deixemos que a morte do Pr. Newton ofusque a mensagem de sua vida.

"O justo viverá por fé" (Romanos 1.17)

Nas consolações e no amor do Senhor:
Pr. Edison Grando (presidente da IMUB)
Salvador, 13 de março de 2013.



 Compartilhar no Whatsapp

NEWSLETTER

Outras mensagens do Presidente

Use a barra de rolagem para ver outras postagens