Tradições

Publicado em 28/11/2011

Marcos 7:1-13 NVI
(1) Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e
(2) viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras", isto é, por lavar.
(3) (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos.
(4) Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal.)
(5) Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’? "
(6) Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
(7) Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
(8) Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".
(9) E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições!
(10) Pois Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’, e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.
(11) Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus,
(12) vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.
(13) Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa".

É comum haver em nós tradições e conceitos de formação cultural ou familiar que invalidam a palavra de Deus, ou impedem que a compreendamos e a coloquemos em prática.

É preciso rever nossos conceitos diante da Palavra de Deus.

É ela quem deve julgar como pensamos e agimos, e não o oposto.

Que o Senhor nos ajude a ver que valores culturais nos impedem de obedecer-lhe, e que o confessemos para sermos perdoados e purificados.



 Compartilhar no Whatsapp

NEWSLETTER

Outras mensagens do Presidente

Use a barra de rolagem para ver outras postagens