Certeza de vitória

Publicado em 21/06/2011

Josué 1.1-9

1
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés:
2
Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.
3
Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.
4
Seu território se esten­derá do deserto ao Líbano[1], e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Gran­de[2], no oeste.
5
Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6
Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
7
Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.
8
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.
9
Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.

Josué tinha dois desafios imensos pela frente:

1. Substituir Moisés à frente dos israelitas. E Moisés era um líder extraordinário.

2. Tomar posse da terra prometida, onde o próprio Moisés não tinha podido introduzir o povo.

É natural que ele se sentisse atemorizado e inseguro.

Aqui há três palavras que começam com a letra “p” e que devemos lembrar:

Deus mesmo vem em sua ajuda e lhe garante a sua PRESENÇA. "Assim como estive com Moisés, estarei com você..." (verso 5).

Entretanto, Deus adverte que Josué devia ter um compromisso com a PALAVRA de Deus, tendo o cuidado de fazer segundo tudo quanto nela estava escrito.

Ele mesmo faria prosperar o seu caminho se meditasse e falasse da Palavra e a pusesse em prática.

Para isto era necessário que ele tomasse uma POSIÇÃO de fé, coragem e compromisso. "Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou" (verso 7)

Da mesma forma hoje o Senhor Jesus promete estar conosco se nele confiarmos e obedecermos à sua Palavra. “...vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.19-20).

Quero tomar posição de fé e meditar constantemente na Palavra que me fará prosperar contando com a presença do Senhor em minha vida.



 Compartilhar no Whatsapp

NEWSLETTER

Outras mensagens do Presidente

Use a barra de rolagem para ver outras postagens